Páginas

Domingo Espetacular



Informação geral

Formato - Programa jornalístico
Gênero - Revista eletrônica
Duração - 180 minutos
País de origem - Brasil
Idioma original - Português

Produção

Diretor - Douglas Tavolaro

Apresentador(es):
Paulo Henrique Amorim
Fabiana Scaranzi
Janine Borba

Narrador(es):
Tina Roma
Paulo Henrique Amorim
Fabiana Scaranzi
Janine Borba
Marcelo Rezende
Celso Freitas
Marcos Hummel
Ogg Ibrahim
Arnaldo Duran

Elenco:
Alexandre Rossi
Manu Karsten
Tina Roma

Domingo Espetacular é um programa de televisão dominical brasileiro produzido e exibido pela Rede Record, com reapresentação na Record News. O site do próprio programa o define como uma revista eletrônica. Estreou em 18 de abril de 2004 sob o comando de Celso Freitas, Lorena Calábria, Otaviano Costa, Nill Marcondes e Amália Rocha. Atualmente é apresentado por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi.

O programa e sua história

O programa é apresentado por Paulo Henrique Amorim, Fabiana Scaranzi e Janine Borba. Logo em sua estreia foi apresentado por Otaviano Costa, Nill Marcondes, Amália Rocha, Lorena Calábria e Celso Freitas sob direção de Carlos Amorim. Depois desta primeira formação permaneceram no programa Celso Freitas e Amália Rocha, até janeiro de 2006, e Lorena Calábria, até dezembro de 2007. O programa também tem como narradora a jornalista e apresentadora do Giro dos Famosos, Tina Roma.
Em maio de 2009 Janine Borba deixou o programa para ocupar a bancada do Jornal da Record, porém, retornou no dia 5 de julho de 2009, com a estreia de Ana Paula Padrão, recém-chegada do SBT, na bancada do JR.
Em 5 de julho de 2009 estreou novo cenário (em chroma key) e nova vinheta. Em 10 de outubro de 2010, o cenário estreado no ano anterior passou por reformulações. A vinheta foi remasterizada.[carece de fontes]
No último domingo de 2010, 26/12, a revista eletrônica ganhou novo horário sendo exibido das 19h45 às 22h45 com a volta da Tela Máxima na programação da Rede Record.[carece de fontes]
O programa já ganhou os prêmios Esso, Embratel e Tim Lopes, entre outros. Em novembro de 2011, a reportagem "Especial 40 anos - Transamazônica, a Estrada sem Fim" ganhou o Prêmio Imprensa Embratel 2011. A mesma matéria já havia ganhado, dias antes, o Prêmio Esso de Telejornalismo 2011. O trabalho foi produzido pela equipe formada pelos jornalistas Gustavo Costa, André Tal, Cátia Mazin e Rodrigo Bettio. A equipe percorreu 5.000 km em 28 dias, em plena floresta Amazônica, para produzir a reportagem. O especial aborda o início da construção da estrada, na década de 1970, em pleno regime militar, até os dias de hoje.
Entre algumas das coberturas marcantes do programa, estão a descoberta de Suzanne Von Richthofen numa praia em Ubatuba - SP, em fevereiro de 2006; o repórter Raul Dias Filho e o câmera Ricardo Bonifácio foram os primeiros jornalistas a chegar ao local da queda do Boeing da Gol, em outubro de 2006; uma reportagem investigativa, exibida em dezembro de 2006 e sobre os mistérios que rondam a Rede Globo: supostas contas em paraísos fiscais e farsa nas eleições deste mesmo ano.

Audiência

O programa apresenta um crescimento considerável em relação à audiência desde a sua estreia. Na estreia, em julho de 2004, a atração tinha na capital paulista 6,5 pontos e o Fantástico, principal programa rival, 30. Seis anos depois, a Record registra 14 pontos (+115%) e a Globo, 21,4 (-29%). Em outras regiões, como Goiânia, Fortaleza e Belém, o Domingo Espetacular já empata ou vence a disputa.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário